Quem navega num oceano descobre maravilhas antes nunca vistas. Mergulhe no Espírito Santo; e veja..

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O que é a última trombeta?

1ª Parte: Por Pr. Claudionor de Andrade
2ª Parte: Por Milton Adones Vieira

Confesso já ter enfrentado alguma dificuldade para entender por que o clarim do arrebatamento é chamado de a última trombeta. Discorrendo sobre o rapto da Igreja, o apóstolo é mais do que meridiano; é profeticamente conclusivo: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Co 15.52). Todavia, não esclarece ele a razão pela qual a última trombeta é assim denominada. Seria esta uma terminologia já mui familiar aos cristãos daqueles dias? Vejamos, em primeiro lugar, o que não é a referida trombeta.

Não é mera simbologia, conforme supõem os alegoristas. Estamos diante de um texto que tem de ser interpretado de acordo com as regras gramaticais e históricas da hermenêutica sagrada.

Não é a sétima trombeta do apocalipse, segundo erradamente inferem alguns mesotribulacionistas. Isto porque, esta trombeta não anuncia o arrebatamento, e, sim a instauração do Milênio (Ap 11.15).

Não é a trombeta que, de acordo com a teologia judaica, anunciará a derradeira etapa da ressurreição dos mortos, quando estes por-se-ão de pé para recepcionar o Senhor. Não é necessário esclarecer que tal interpretação é extravagante e antibíblica.

À guisa de esclarecimento, busquemos definir o que é a última trombeta. Em nosso Dicionário de Profecia Bíblica (CPAD), assim delimitamos o assunto: “Trombeta que, assoprada pelo arcanjo Miguel, anunciará a ressurreição dos que morreram em Cristo e o arrebatamento dos santos que estiverem vivos por ocasião da vinda do Senhor”. 

Desde o levítico, quando ordenou Deus fosse assoprada a trombeta, apregoando o ano do Jubileu (Lv 25.9), até à sétima trombeta do Apocalipse, proclamando a chegada do Milênio, observamos que nenhuma delas constitui qualquer mistério, seja quanto à sua designação, seja quanto ao tempo de seu sonido. A única exceção é a última trombeta.

Que a trombeta será assoprada pelo arcanjo, não há dúvida. E que será ouvida pelos redimidos do Senhor, também não há dúvida alguma. Mas qual o tempo de seu sonido? E qual a razão de seu epíteto? 

Tendo sempre como base a Bíblia Sagrada, seja-me permitido responder a estas perguntas:

A última trombeta é assim chamada porque: a) marcará o fim do ministério terreno da Igreja; b) e introduzirá o mundo no âmbito do completo domínio de Cristo sobre todas as coisas.

De igual modo, estará a última trombeta assinalando não somente a chegada do Dia de Cristo como também o Dia do Senhor. O primeiro diz respeito ao arrebatamento da Igreja; o segundo concerne à Grande Tribulação.

Por conseguinte, a última trombeta é assim alcunhada por assinalar o término não somente da atuação da Igreja de Cristo no mundo, como também o início do fim do atual sistema do Maligno, que será totalmente destruído durante a Grande Tribulação, para que o Reino de Deus seja completamente estabelecido neste mundo.

Apesar de não sabermos a data do sonido da última trombeta, as profecias e os sinais estão a alertar-nos: muito em breve estará o arcanjo estrugindo-a, assinalando o glorioso rapto da noiva de Cristo. Aleluia!

Acredito que avançar além destas explicações é cair no perigoso terreno da especulação. Afinal, onde a Bíblia se cala não precisamos ter voz (Dt 29.29). De uma coisa, porém, tenho certeza: a trombeta soará, e eu irei ao encontro do meu Senhor. Maranata! Sim, você e eu estaremos lá.

Por mim, Milton Adones Vieira
Em 23/09/2017 aconteceu em Israel a festa do Yom Teruah/Rosh HaShanah, também conhecida como a Festa das Trombetas e sabem o que isso significou para muitos? Vários Vídeos no youtube, comentários e estudos sobre as trombetas e festas, etc,... O Arrebatamento (Sim!? Possivelmente). Na verdade, nesses dias de festas, durante a lua nova, ou quando ela surgiria, que, na verdade, como disse Jesus, ninguém saberia a hora, nem o dia que ela apareceria, Mt 24.36, eram tocadas várias vezes a trombeta (Shofar), cem vezes, segundo dizem alguns. Mas, no final da festa, era tocada a última trombeta, e o toque era mais prolongado e diferente das outras; essa era, segundo a tradição Judaica, a ÚLTIMA TROMBETA. Paulo e os judeus(israelitas) sabiam, por isso ele escreveu, I Co 15.51,52; I Tes 4.14-17, e é um mistério, aliás, Cristo e a igreja, é um mistério, Ef 5.32. Porém, os estudiosos e especuladores, que quase afirmavam que o arrebatamento aconteceria agora nesse dias acima, também devido as datas de 1947,48 até 2018, fechavam 70 anos (uma geração, Sl 90.10, eles não pensaram uma coisa, qual, irmão Milton? Que a nossa cronologia e Chromos e o tempo de Deus é Kairós; ou seja, as festas terrenas eram na cronologia terrena e Cristo as cumpriu, as quatro primeiras: Páscoa, Pães Asmos, Primícias e Pentecostes, nas épocas certas das datas bíblicas, escritas na Lei dos isarelitas, porque Ele estava aqui, na terra. Hoje, Jesus está no Céu, a cronologia é de Deus, diferente da nossa contagem. Por isso, amados, Jesus não veio nos dias 23 a 25 de setembro de 2017. E digo mais, sempre que alguém quiser marcar uma data, bobo é quem acredita; pois justamente nesses dias marcados pelo homem Jesus não há de vir. Jamais sua Palavra vai falhar, se Ele disse que ninguém saberia, não saberão; pronto! Obs: Ele, Jesus, hoje sabe; como homem Ele não sabia, como Deus, Ele sabe todas as coisas, aleluia. Se gostou, curta, comente, paz do Senhor.

Nenhum comentário: